quinta-feira, 19 de março de 2009

Está chegando a PÁSCOA!


A celebração da Páscoa é muito antiga.
Inicialmente, A Páscoa era a época em que se festejava o fim do inverno e o início da primavera.Alguns símbolos da Páscoa: O Ovo da Páscoa simboliza nascimento, renascimento, ressurreição. O hábito de decorar ovos e dá-los de presente, surgiu na Inglaterra, no reinado de Eduardo I, ele costumava ofertar ovos banhados em ouro aos seus amigos. Na Ucrânia existe a tradição de decorar ovos e presenteá-los a pessoas queridas como símbolo de sorte, amor, fertilidade e fortuna. Os ovos de chocolate foram criados no século XX. Desde a antigüidade vários povos consideravam o chocolate um “alimento sagrado”. O intuito do ovo de chocolate foi o de popularizar o consumo do chocolate. O Cordeiro é o símbolo de Cristo e do seu sacrifício por amor ao mundo. O Círio é uma vela branca, acesa no Sábado de Aleluia. Simboliza Deus, o principio e o fim de tudo. O pão e o vinho simbolizam o corpo e o sangue de Cristo, celebrando a vida eterna. O Coelho, simboliza a fertilidade, já que é um animal que tem muitos filhotes de uma só vez. Fertilidade simboliza vida, nascimento. A Cruz- simboliza o sofrimento de Jesus e a promessa de ressurreição.
A Páscoa é comemorada no mundo inteiro, porém em cada lugar de seguindo suas próprias tradições. No Brasil e na América Latina as crianças costumam preparar um cantinho que se assemelhe a um ninho e enfeitá-lo com palha, papel picado para que na madrugada da Páscoa o ”Coelhinho” passe por lá e deixe um ovinho de chocolate e doces. Na Europa Oriental as pessoas decoram ovos para presenteá-los aos amigos no domingo de Páscoa. Nos Estados Unidos é super comum as brincadeiras de “caça ao ovo”, nos quais os ovos de chocolate são escondidos no quintal e as crianças saem a procura dos mesmos.

Geralmente a Páscoa é comemorada em abril, mas como acontece 47 dias depois do carnaval, às vezes é celebrada em março.
QUARESMA
Mais uma tradição judaica que foi incorporada pela Igreja Católica, já que os hebreus passaram 40 anos no deserto. Hoje em dia, por 40 dias os hebreus devem resguardar o corpo de excessos. Para os católicos, são os 40 dias que antecedem a Páscoa, começando na quarta-feira de cinzas e que convida os fiéis à reflexão, penitência e meditação.
CÍRIO PASCAL

É uma grande vela usada durante as missas do tempo pascal (período litúrgico que segue até 50 dias depois do domingo de Páscoa), que possui as letras alfa e ômega do alfabeto grego significando que Deus é o princípio, o fim e ainda o ano corrente. Além disso, durante a vigília pascal, o sacerdote insere na vela cinco grãos de incenso simbolizando as chagas de Cristo.

Colomba

Reza a lenda que quando o rei Albuino dos Lombardos quis invadir a cidade de Pavia, no norte da Itália, um padeiro local lhe ofereceu um bolo em formato de pomba. O monarca gostou tanto do delicado sabor do regalo que desistiu da invasão. Como a pomba é um dos símbolos católicos da paz e do espírito santo, incorporou-se o doce para o café da manhã pascal.

Cordeiro de Deus

O cordeiro também está diretamente relacionado com a festa, já que nas tradições católicas, Cristo seria o cordeiro de Deus sacrificado pelos nosso pecados e cujo ato livraria o mal do mundo, nos redimindo. É interessante notar que, na história do êxodo, Deus manda que os judeus sacrifiquem um cordeiro e passem seu sangue na porta de suas casas, assim a praga da morte dos primogênitos não os atingiria e sim somente aos egípcios. Ou seja, o animal é figura recorrente nas tradições.

Sábado de Aleluia

É o último dia da semana santa e não se celebra missa ou qualquer ritual eucarístico a não ser a confissão e a liturgia das horas. É nesse dia também que acontece a malhação de Judas, comemorando a morte do traidor de Cristo.
Pão e vinho


O pão era um dos alimentos mais comuns na antiguidade e nossos antepassados tomavam vinho em quase todas as refeições. Daí a explicação porque Cristo usou os dois alimentos em sua última refeição. O pão simboliza o corpo de Cristo e o vinho seu sangue e é uma maneira de lembrar aos fiéis de seu sacrifício na cruz e nos fazer partilhar deste momento

Nenhum comentário:

Postar um comentário